quarta-feira, 22 de abril de 2009

O estranho mistério de Sofia

Caro Costa,

este não será um post para falar sobre a vida nesta costa...
Esta é uma história que envolve várias costas: Tallinn, Porto, Miami, San Francisco...
Uma história que poderia dar um filme!

A nossa história com Sofia começou à 29 anos... Sim tu, também fazes parte desta história!
Mas, e para não estragar o guião e desvendar a história, comecemos pelos mais recentes acontecimentos...

Tudo começou quando a 2 amigas da Merili viajaram até Miami. Como sabes, em Miami vive o meu amigo Caseiro, ao que eu lhe pedi para albergar as duas amigas da Merili. Prontamente o João aceitou e elas lá foram na sua aventura pelos Estados Unidos.
No fim-de-semana passado, quando estive com uma delas em Saaremaa, ela diz-me "conheci uma amiga tua em casa do Caseiro. Ela disse que se calhar tu não te lembravas dela, mas que tinham brincado juntos e o nome dela é Sofia..." Obviamente comecei logo a pensar quem seria a Sofia, com quem eu tinha brincado mas que possivelmente não me lembrava... E não é que não me lembrava mesmo! Ao que concluí que talvez seria alguém do infantário.
Mas e tu, sabes quem é a Sofia?

O fim de semana passou-se, mas a minha cabeça continuou a pensar quem seria a Sofia... Graças às novas tecnologias mal encontrei o Caseiro online, perguntei-lhe quem era a Sofia... Ao que ele me disse "aaahhh a Sofia andou contigo ao colo e agora trabalha em San Francisco". É óbvio que não me ajudou muito, e a questão continuava, quem é a Sofia, que me conhecia, que eu possivelmente não me lembrava dela, e que andou comigo ao colo e agora trabalha em San Francisco...
E se ela andou comigo ao colo, certamente também andou contigo ao colo...
E agora, já sabes quem é a Sofia?
Vou-te dar mais uma pista.

Lembraste de em Paredes de Coura uma rapariga se dirigir a mim e dizer que me conhecia embora cá para os meus botões eu nunca a tinha visto :)
Pois é, a nossa história com a Sofia também passa por Paredes de Coura.. Estávamos nós no relvado em Paredes de Coura a ouvir Jazz quando a Sofia se dirigiu a mim apresentando-se.. Não sei se tu também lá estavas, mas creio que sim. Segundo a Sofia, nós somos amigos de uma amiga dela, e somando dois mais dois, ela concluiu que seríamos nós, os gémeos. Contudo eu não me lembrava dela, só depois que ela se apresentou...
E agora já te lembras de quem é a Sofia?

Se ainda não sabes quem ela é, posso dizer-te, que fomos pelo menos a um aniversário dela quando éramos miúdos... Disso lembro-me eu!!! Tu, como sempre te lembras das coisas mais remotas, de certeza já sabes quem é a Sofia... aaaahhhhh e é claro, ela não andou connosco ao colo nem andou no nosso infantário!

Mas se ainda não sabes, posso dizer-te que a nossa história com Sofia remonta à 29 anos e alguns meses atrás, quando segundo ela, eu não me lembro, mas andávamos a discutir de barriga para barriga: ela comigo, eu contigo, e tu com ela, e ela contigo e tu comigo e eu com ela...

Sofia é filha da Enfermeira Dalila, colega e amiga da nossa mãe... Ambas andaram grávidas ao mesmo tempo! Nós fomos duas vezes aos anos dela, uma ainda pequeninos e com a nossa mãe, e outra vez já maiores e com a Ana. Desta última eu lembro-me! Lembro-me precisamente de estar envergonhado e tímido e de não conhecer ninguém, e se não me engano não largar as pernas do Pai ou da Ana...

A vida têm destas coisas, Costa... Voltas e mais voltas, mas não deixa de ser engraçado como duas amigas da Merili vão até Miami e conhecem a filha de uma amiga da nossa mãe! Como o mundo é pequeno!

E como eu sei que a Sofia vai ler isto, agora que tenho o teu contacto, não vai ser preciso mais a ajuda de amigos, e de amigos dos amigos... Em Tallinn, no Porto, em San Francisco, em Miami, em Tóquio ou Sidney, temos que nos encontrar e rir desta história toda!!!
Aproveito também para enviar beijinhos à Enfermeira Dalila e à Sofia claro!

De resto Costa, aqui nesta costa, nada de novo!
Ainda não tenho certificado internacional para jogar numa equipa de futebol da quarta divisão Estoniana, mas vou começar a treinar com uma equipa da segunda divisão!!!

E o verão ainda não chegou!
Um espectáculo!!!

2 comentários:

Bi disse...

Caros Costa,

Se existiam dúvidas de que o Mundo é pequeno, acho que este post tira as dúvidas todas.
Conhecemo-nos nas longas conversas de barriga para barriga, festejaram os meus primeiros aniversários, provavelmente cruzamo-nos na antiga FEUP (porque as meninas de ciências não tinham refeitório...), ouvimos jazz em paredes de coura ... e 29 anos depois aqui estamos nós a contar as nossas memórias!

Beijinhos para os dois e espero que até breve!

A Vossa amiga de barriga,

Sofia

Nelson disse...

quase me emocionei com a história...
Não, a sério, não estou a brincar!
Isto só prova que se 6 marmajões conseguem fazer quase 5000 Km em menos de 10 dias só para ir mergulhar no Pacifico, então o mundo é mesmo pequeno e ´da voltas e voltas, mas vai sempre parar ao mesmo sitio.

E pergunto agora Rui: Onde estiveste no 25 de Abril?